Oscilação de energia e queima de aparelhos geram aumento de vendas de carregadores de celular no Piauí
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Beneditinos sem energia: oscilações e falta de energia prejudicam moradores
Constantes oscilações de energia têm provocado a queima de aparelhos em Beneditinos, segundo os moradores. Por conta do problema, lojas de acessórios eletrônicos registram aumento nas vendas de fontes para carregadores de celular.
Em nota à TV Clube, a Equatorial Piauí informou que está atuando no município desde que identificou as primeiras ocorrências de interrupção no fornecimento de energia. Conforme a distribuidora, um aumento no consumo da região teria ocasionado um problema na subestação de Alto Longá, que atende Beneditinos.
Ainda de acordo com a Equatorial Piauí, um novo transformador de força deve ser instalado na subestação até o mês de outubro (confira a nota completa).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A vendedora Natália Dias trabalha em uma loja de acessórios eletrônicos e contou que as quedas de energia fizeram as vendas de fontes para carregadores triplicarem.
"Quando a energia oscila e volta, ela já vem com tudo e queima os aparelhos. Queima a fonte, receptor, tem explosão", relatou.
A comerciante Jucélia Santos, dona de uma padaria na cidade, também relatou prejuízos. Segundo ela, os motores de dois freezers pararam de funcionar após as quedas de energia.
"A gente teve perda principalmente dos iogurtes, que precisam ficar em temperatura ambiente. Nos outros freezers, como o conserto demorou dois dias, a temperatura subiu, eles congelaram e estragaram", afirmou.
De acordo com moradores, a energia chega apenas em parte das casas. Naquelas que não chegam, para ter acesso, é preciso contratar eletricistas particulares. As instalações estão presas em postes improvisados, feitos com pedaços de madeira nos quintais.
Tradições religiosas também são afetadas
O padre da Paróquia de Beneditinos, Hebert Ferreira, afirmou que a instabilidade na energia elétrica é uma preocupação constante durante os festejos do padroeiro São Benedito, realizados entre os dias 22 de outubro e 1º de novembro.
"Me sinto preocupado todos os anos em relação ao festejo. O festejo recebe gente de todos os lugares, a gente fica muito preocupado"
Conforme o padre, várias missas já precisaram ser canceladas devido à falta de energia.
"Os aparelhos que usamos para transmitir a Santa Missa não funcionam, e ainda há o problema com o som. Nessas situações, cancelamos ou celebramos em voz alta", finalizou o padre.
Confira a nota completa da Equatorial Piauí
Referente à demanda no município de Beneditinos, a Equatorial Piauí informa que está atuando no município desde que identificou as primeiras ocorrências de interrupção no fornecimento registradas. Após vistorias técnicas, a Distribuidora identificou que um aumento expressivo do consumo na região ocasionou um problema pontual na subestação de Alto Longá, que atende o município de Beneditinos.
Para regularização do fornecimento, uma operação complexa foi estruturada pela concessionária, com ações de manutenção corretivas e estruturantes. Durante toda a madrugada de terça (16), técnicos especializados da empresa viabilizaram a conexão de uma subestação móvel, que é capaz de suprir com segurança a carga dos 7 municípios atendidos pela Subestação Alto Longá. Com o reforço, a população já percebe a melhoria na qualidade do fornecimento.
As ações seguem até o mês de outubro com a instalação de um novo transformador de força na subestação, um investimento de mais de R$ 4 milhões que vai duplicar a potência da energia disponível para a região.
Moradores de município do Piauí reclamam de oscilação e falta de energia; 'quando volta já vem queimando aparelhos', diz vendedora
Reprodução/TV Clube
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube