Incêndio em área de preservação de Cruzeiro é extinto após mais de uma semana de combate
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Incêndio em área de preservação de Cruzeiro é extinto após mais de uma semana de combate
Reprodução/TV Vanguarda
O incêndio que atingia uma área de preservação ambiental na zona rural de Cruzeiro, no interior de São Paulo, foi extinto nesta quarta-feira (17), após mais de uma semana de combate.
A queimada foi registrada na região do Embaú Mirim, na zona rural da cidade, e começou no dia 9. Não se sabe o tamanho da área atingida pelo fogo, mas a Defesa Civil que informou que este pode ter sido "um dos maiores incêndios recentes da região".
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o órgão estadual, a operação mobilizou Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários, helicópteros do Águia da Polícia Militar e aviões de asa fixa, além da própria Defesa Civil.
As aeronaves foram usadas para o lançamento de água nas áreas de difícil acesso terrestre.
"O trabalho foi dificultado pelo relevo íngreme e pela vegetação densa, que impediram o acesso terrestre em diversos pontos", explicou a Defesa Civil.
Cruzeiro: combate a incêndio em área de preservação
Defesa Civil
De acordo com a Fundação Florestal, a principal suspeita é de que um fio elétrico tenha caído em uma área de mata em uma propriedade particular - o que teria iniciado o fogo.
Apesar da extinção deste incêndio, a região do Vale do Paraíba segue com risco elevado de novas queimadas. A tendência é que o tempo siga seco pelo menos até o final desta semana.
Equipes combatem grande queimada em Cruzeiro
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina